[EQUIPAMENTO] – Antônio, a Grua

Para a execução do filme, planejei construir alguns equipamentos para dar um toque a mais de profissionalismo. A grua, muito desejada, foi a primeira a sair do papel. Comecei pesquisando na internet diversos tutoriais de como construir uma em casa com materiais viáveis. A versão que eu resolvi construir foi esta, apresentada pelo Film Riot, um canal do youtube com tutoriais para audiovisual.


A parte mais difícil foi adaptar esse projeto para algo que pudesse ser transportado no carro, portanto deveria ter a opção de compactar. Foi no meio da minha reflexão que o meu pai chegou em casa com uma vara de brocha para pintar teto. Emocionante a forma como  ela se encaixou no projeto. A vara possui 1,60m compactada e se estende até 3m, podendo se firmar em qualquer comprimento desejado. Custou-me R$ 44 (R$ 22 cada). A base foi feita em madeira. Fui incontáveis vezes na ferragem para ficar olhando para os mostruários em busca de soluções. As estruturas de ferro que suspende a câmera e fixam as hastes na base são suportes de prateleira em ferro adaptados.

Quando finalmente fui testar o equipamento com a câmera provisória, mas de peso semelhante a predestinada, encontrei o primeiro problema da grua: ela inclinava para o lado devido ao peso e falta de equilíbrio. A partir deste momento foram feitas algumas mudanças para dar mais estabilidade para as duas hastes, de maneira que elas não se desencontrassem mais (entortadas pelo peso da câmera). A base de apoio ainda não está definida. Estou bastante inclinado a usar um banco giratório que possuo em casa de 80cm de altura, bom rolamento fundido numa cruz de aço.

No final, batizei a grua de Antônio, em homenagem ao funcionário da ferragem que teve a paciência de me vender produtos desapegados de suas funções.. Falta ainda acertar o sistema da base giratória, mas eu já me dou por satisfeito com o que tenho até aqui. Abaixo, um dos primeiros testes feitos com a grua, digo, com o Antônio.

Esse post foi publicado em [Equipamento]. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para [EQUIPAMENTO] – Antônio, a Grua

  1. afude, blog específico é o canal. afude. ass ricky

Deixe um comentário